
CENTRO DE APOIO A PACIENTES ONCOLÓGICOS
O projeto foi realizado em 2017, com orientação da prof.ª Elisa Cox, da Universidade Federal de Mato Grosso, cujo o objetivo foi propor um Projeto de Centro de Apoio e Reabilitação a Pacientes Oncológicos, que surge como um dos serviços necessários para confortar o paciente que está fora de seu município de origem ou daquele que busca por tratamentos fisioterápicos ou psicológicos. Conforme foram verificadas as necessidades e demandas existentes relacionadas ao atendimento aos pacientes oncológicos, foi se montando um programa de necessidades que buscasse abranger todos os serviços necessários para o correto atendimento. Além da hospedagem e de todo o apoio que ela necessita, foi feito um levantamento quanto à necessidade de abranger outros serviços. Embora esses serviços auxiliares não sejam parte de um programa básico para Casas de Apoio, os estudos demonstraram que tais espaços são tão importantes quanto a hospedagem em si. Dessa forma, chegou-se a setorização que pode ser observada a seguir, sendo que as áreas privativas foram mantidas na parte posterior do terreno e as áreas públicas na área frontal.



Todas as áreas frontais da edificação foram pensadas de forma a serem utilizadas pela população em geral, tais como restaurante, sala de permanência rápida e setor de fisioterapia e apoio psicológico. O restaurante foi dimensionado de forma a atender 100 pessoas consecutivamente, dentre pacientes hospedados e público externo.

Os blocos de hospedagem foram divididos em categorias de faixa etária, evitando conflitos e facilitando os seus funcionamentos. Os dormitórios contam, cada um, com seis camas, de forma que três serão destinadas aos pacientes e as outras três, aos acompanhantes. Nos andares superiores existem dormitórios de isolamento, com dois leitos cada, para pacientes que estiverem mais vulneráveis. Abaixo, o número de leitos disponíveis:
Adultos Idosos Crianças
172 68 68
